Karaté (português europeu) ou caratê (português brasileiro) (em japonês: 空手, transl. karate, AFI: [kɑʀɑtə]) ou caratê-dô (空手道, transl. karate-dō AFI: [kɑʀɑtədɵ])[a] é uma arte marcial japonesa que se desenvolveu a partir da arte marcial autóctone deOquinaua sob influência do chuan fa chinês[b] e dos koryu japoneses (modalidades tradicionais de luta), incorporando aspectos das disciplinas guerreiras, ou budō.1
A influência chinesa foi maior num primeiro estágio de desenvolvimento, variando em um paradigma primitivo de simples luta com agarrões e projeções para um modelo com mais ênfase em golpes traumáticos, e se fez sentir nas técnicas dos estilos mais fluidos e pragmáticos da China meridional.2 Depois,devido a alterações geopolíticas, sobreveio a predominância das disciplinas de combate do Japão e, nesse período, o modelo tendeu a simplificar ainda mais os movimentos, tornando-os mais diretos e renunciando àquilo que não seria útil ou que fosse mero floreio.1
O repertório técnico da arte marcial abrange, principalmente, golpes contundentes — atemi waza —, como pontapés, socos, joelhadas, bofetadas etc., executadas com as mãos desarmadas. Todavia, técnicas de projeção, imobilização e bloqueios —nage waza, katame waza, uke waza — também são ensinados, com maior ou menor ênfase, dependendo de onde ou qual estilo ou escola se aprende karate.3
A grosso modo, pode-se afirmar que a evolução desta arte marcial aconteceu orientada por renomados mestres, que a conduziram e assentaram suas bases resultando no caratê moderno, cujo trinômio básico de aprendizado repousa em kihon(técnicas básicas), kata (sequência de técnicas, simulando luta com várias aplicações práticas) e kumite (enfrentamentopropriamente dito, que pode ser mero simulacro ou dar-se de maneira esportiva ou competitiva ou mais próxima da realidade). Esse processo evolutivo também mostra que a modalidade surgida como se fosse uma única raiz acabou por se dividir em três partes e, por fim, tornou-se uma miríade de diversas variações sobre um mesmo tema.4
O estágio da transição entre os séculos XX e XXI revela que a maioria das escolas de caratê tem dado ênfase à evolução docondicionamento físico, desenvolvendo velocidade, flexibilidade e capacidade aeróbica para participação de competições deesporte de combate, ficando relegada àquelas poucas escolas tradicionalistas a prática de exercícios mais rigorosos, que visam o desenvolvimento da resistência dos membros, e de provas de quebramento de tábuas de madeira, tijolo ou gelo. De um modo simples, há duas correntes maiores: uma, tendente a preservar os caracteres marcial e filosófico do caratê; e outra, que pretende firmar os aspectos esportivo e lúdico.5
A partir do primeiro quartel do século XX, o processo de segmentação instalou-se de vez, aparecendo diversos sodalícios esilogeus, até algums dentro dos outros, pretendendo difundir seu modo peculiar de entender e desenvolver o caratê, a despeito de compartilharem semelhanças técnicas e de origem. Tal circunstância, que foi combatida por mestres de renome, acabou por se consolidar e gerar como consequência a falta de padronização e entendimento entre entidades e praticantes. Daí, posto que aceito mundialmente como esporte, classificado como esporte olímpico e participando dos Jogos Pan-Americanos, não há um sistema unificado de valoração para as competições, ocasionando grande dificuldade para sua aceitação como esporte presente nos Jogos Olímpicos.6
Em que pese a enorme fragmentação de estilos e os inúmeros tratamentos ou convívios sem cerimónia e com intimidade ,procuram ainda seguir um modelo pedagógico mais ou menos comum. E neste ambiente, distingue-se o mero praticante daquele estudioso dedicado a arte marcial,o carateca, o qual busca desenvolver uma disciplina rigorosa, filosofia e ética, além de aprender simples movimentos e condicionamento físico. Nessa mesma linha, aquele carateca que alcança o grau de faixa ou cinturão preto(a) é chamado de sensei. E os sítios de aprendizado são chamados de dojôs, sendo estes, via de regra, filiados a alguma linhagem ou estilo.
Karate ( European Portuguese ) or karate ( Brazilian Portuguese ) (Japanese:空手, transl karate , AFI .: [ Kɑʀɑtə ] ) or karate -do (空手道, transl karate AFI .: [ Kɑʀɑtədɵ ] ) [ a] is a Japanese martial arts that developed from the indigenous martial art of Oquinaua under the influence of Chinese chuan fa [ b ] and the Japanese koryu ( traditional forms of struggle ) , incorporating aspects of warrior disciplines , or budō.1
The Chinese influence was greatest in the first stage of development , ranging in a primitive paradigm struggle with simple throws and projections for a model with more emphasis on traumatic blows , and was felt in the techniques of the most fluid and pragmatic styles of China meridional.2 then , due to geopolitical changes , came the dominance of fighting disciplines from Japan and , in this period , the model tended to further simplify the movements , making them more direct and renouncing that which would be helpful or were mere floreio.1
The technical repertoire of martial art covers mainly sharp blows - atemi waza - . , Such as kicks, punches, knees , slaps etc. , performed with bare hands . However , projection techniques , immobilization and locks - nage waza , katame waza , uke waza - are also taught , with varying emphasis , depending on where or what style or school you learn karate.3
Roughly, it can be stated that the development of this martial art happened guided by renowned masters , which led and became their bases resulting in modern karate , whose basic triad of learning rests on kihon ( basic techniques ) , kata ( sequence of techniques simulating fighting with several practical applications ) and kumite ( coping itself, which may be mere simulacrum or give up sports or competitive or more realistic ) way . This evolutionary process also shows the sport emerged as if it were a single root eventually split into three parts and eventually became a myriad of different variations on a tema.4
The transition stage between the XX and XXI centuries reveals that most karate schools have emphasized the development of physical conditioning , developing speed, flexibility and aerobic capacity for participation in competitive combat sport , getting relegated to those few traditionalists schools practice more rigorous exercises , aimed at the development of resistance members , and evidence of breaking of wooden boards , bricks or ice. Put simply , there are two major currents : one that seeks to preserve the martial and philosophical character of karate ; and another , which aims to establish the sporting aspects and lúdico.5
From the first quarter of the twentieth century , the process of segmentation settled once , appearing several sodalities and silogeus until Some within the other , intending to spread his peculiar way of understanding and develop karate , despite sharing similarities and techniques of origin . This circumstance , which was opposed by renowned masters , eventually consolidate and generate a consequent lack of standardization and understanding between agencies and practitioners . Hence , since accepted worldwide as a sport , classified as an Olympic sport and participating in the Pan American Games , there is no unified system of valuation for competitions , causing great difficulty to its acceptance as this sport in Olímpicos.6 Games
Despite the enormous fragmentation of styles and numerous treatments or gatherings without ceremony and intimacy , still seek to follow a more or less common pedagogical model . And in this environment , distinguished practitioner that the mere scholar dedicated to martial art, karate , which seeks to develop a rigorous , philosophy and ethical discipline , and learn simple movements and physical conditioning . Along the same lines , that karateka that reaches the level of black belt or sash ( a) is called sensei . And the sites of learning are called dojos , these being , as a rule , affiliated to any lineage or style .